Minha Loja

16 de fev. de 2012

Ditadura nas escolas não!






Carta de repudio a Escola Estadual Sapopemba...

É com enorme tristeza que venho escrever essas carta, mais creio que algumas medidas disciplinares devem ser levadas em conta pela direção desse unidade escola.
Estudo na Escola Estadual Sapopemba à quase 4 (quatro) anos e nos últimos 2 (dois) anos tenho notado que muitas coisas mudaram pra pior nessa escola.
É inaceitável o aluno ser impedido de entrar na escola pelo fato de chegar com alguns poucos minutos atrasado, é direto assegurado por lei ao aluno entrar na instituição de ensino, e creio que nenhum funcionário tem o poder de impedir que o aluno frequente o ambiente escolar, só pelo fato do mesmo ter chegado de 2 a 5 minutos atrasado. Isso pra mim é um ato ditatorial e que deve ser revisto com urgência, pois muitos alunos como eu acordam cedo pra ir trabalhar ou então fazer algum curso para ter um futuro melhor, e muitas vezes voltam correndo do serviço/curso para conseguir chegar a tempo na escola, enfrentam transito pesado, ônibus lotado e a canseira do dia a dia e quando chegam são impedidos de entrar por terem chegado alguns minutos atrasado e escultam que "ninguém pode fazer nada por você, e que o problema de ter chegado atrasado é seu", isso gera certa revolta em qualquer pessoa.
Acredito que alguns funcionários da instituição de ensino "Escola Estadual Sapopemba", não tiveram que trabalhar e estudar ao menos tempo, pois não devem saber que muitas vezes nós alunos vamos pra escola com fome, cansado e depois de um dia de trabalho/curso muito cansativo e se vamos até a escola o único objetivo é conseguir entrar e estudar, creio que se um aluno vai até o porta da escola e fica quase que implorando pra poder entrar, esse aluno não vai entrar pra ficar criando problemas na escola, mais vai com o objetivo de continuar aprendendo cada dia mais e mais. E ser impedido de entrar causa uma revolta que não tem como explicar.
Não tenho o objetivo de comover ninguém com essa carta, mais sim tenho o objetivo de que alguns daqueles que estão na frente da direção dessa instituição de ensino tentem ver as coisas com os olhos de nos alunos vemos, pois sempre esculto que devo ver as coisas com os olhos que os professores, diretores, coordenadores e inspetores veem o ambiente escola, porém nunca vi alguém dar ouvidos a nós alunos quando queremos reivindicar nossos direitos enquanto aluno. 
Muitos que iram ler essa carta pensaram que sou rebelde e que quero tumultuar o ambiente escola, porém escrevo isso por que é triste saber que estão tirando o meu direito de ter um ensino adequado onde os alunos são respeitados e tratados com o respaldo que eles merecem. 
A todos os alunos que tem a mesma visão que a minha peço que compartilhem essa carta, para que algo seja feito em nosso favor, pois essas atitudes não podem continuar. 

O aluno pode ser impedido de entrar na escola? 
Não. As Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais, em seu capítulo IV - das Normas de Gestão e Convivência estabelece que a escola não pode fazer solicitações que impeçam a freqüência de alunos às atividades escolares ou venham a sujeitá-los à discriminação ou constrangimento de qualquer ordem. 
Consulte: Parecer CEE n.º 67/98 no site: www.ceesp.sp.gov.br 

Tenho liberdade de expressão e não vou me calar e deixar que tirem meus direitos como aluno.
ASS: Rodrigo Rocha